Uma Governança de TI boa e eficaz – parte 3

Uma Governança de TI boa e eficaz – parte 3

Posted by

Políticas claras

Os profissionais de TI, por possuírem frequentemente raciocínio exato, não são “amigos” de documentação e processos. A natureza prática de seu trabalho os leva a terem prazer em “ver a coisa funcionando” e tentar se livrar da papelada sempre que possível. Entretanto, para uma boa gestão é necessário traçar metas claras e ter ferramentas capazes de mensurar o alcance destas metas.

A Governança de TI boa e eficaz não se inicia com mudanças operacionais, mas com um Plano Diretor de TI que estabeleça metas a serem alcançadas e passos tomados para alcançá-las. O Plano Diretor deve ser claro, tanto para os executivos quanto para a equipe de TI, harmonizando as expectativas e direcionando os investimentos em tecnologia, incluindo capacitação de recursos humanos.

É importante que o Plano Diretor seja aderente aos frameworks de gestão (ITIL, COBIT, PMI, CMMI) que serão aplicados, dependendo das áreas a serem geridas e abrangência do processo.

Execução e monitoração

Enfim, chegamos à parte operacional da Governança de TI. O gestor deve ser capaz de colocar em prática todas as definições do Plano Diretor e mostrar os resultados dos investimentos para os executivos do negócio. Um fator importante nessa fase é a monitoração do andamento e dos resultados dos projetos em TI.

A TI, por sua natureza, opera em áreas de conhecimento distintas que quase sempre contam com equipes e gerentes próprios: Área de Redes, Área de Desenvolvimento, Área de Suporte Técnico, dentre outras. Essa divisão natural dificulta uma visão global da TI por parte do gestor e consequentemente o monitoramento do andamento de um projeto interdisciplinar.

Por isso, é importante que o Gestor conte com uma ou mais ferramentas que apóiem os processos estabelecidos e o muna de informações sobre andamento e resultados.

Conclusões

A Governaça de TI boa e eficaz proporciona aos proprietários da organização uma visão clara de como o uso dos recursos aplicados em Tecnologia cooperam no alcance das metas do negócio e proporciona à equipe de TI a direção que deve ser tomada no uso das tecnologias adotadas para apoiar o negócio em seus objetivos.

Leia a parte anterior deste artigo

Marcos Siqueira

Sólida carreira em TI, 19 anos de experiência atuando como: técnico, analista, consultor, gerente e diretor. Especialista em Governança de TI, Bacharel em Sistemas de Informação, Coach de Carreira, certificado ITIL, certificado em Soluções de Armazenamento, Gestão de Redes, Segurança da Informação, Central de Serviços e Hardware. Experiência em gerenciamento de equipes, projetos e relacionamento com cliente; consultoria, pré-vendas, arquitetura e entrega de soluções. Experiência de 12 anos em processos licitatórios e fornecimento para o governo brasileiro. Instrutor e palestrante.

Leave a Reply

Your email address will not be published.