O que é coaching

O que é coaching

Posted by

O coach é uma área nova e ainda cercada de dúvidas e conceitos incompletos ou mesmo equivocados. O coaching não é um treino que o líder faz com seus liderados, nem mesmo uma terapia que visa superar traumas para alcançar bons resultados, também não é um processo de mentoring, muito menos autoajuda. Ok, você já sabe o que não é coaching. Agora vamos entender o que é coaching:

O coaching é um processo de realização de metas e aumento de desempenho. Nele trabalha um profissional qualificado chamado coach, com seu cliente chamado coachee.

Agora já ficou mais claro não é mesmo? O coaching é um processo e como todo processo contempla um conjunto de procedimentos sequenciais, que norteiam e definem o desenvolvimento dos trabalhos. Portanto, não basta ser um bom líder, um mentor, ou mesmo um profissional que cuida da saúde mental; é necessário conhecer as técnicas que definem o processo de coaching. Essas técnicas são sustentadas por 4 pilares:

pilares-coachingl

 

1º Pilar – O ser humano

Tenho para mim que esse é o pilar mais importante na aplicação de um bom processo de coaching. Digo isso porque o coaching é uma parceria entre seres humanos que visam atingir metas; um no papel de detentor da técnica e líder do processo e outro no papel de executor e beneficiário. Portanto para alcançarmos o sucesso é necessário que esse relacionamento funcione eficientemente, o que requer maestria por parte do coach.

Ele deve gostar de pessoas, ter e desenvolver a empatia e principalmente isentar o processo de juízos pessoais. O cliente, coachee, por sua vez, deve desejar alcançar sua meta, afinal ele será o motor que trará movimento ao coaching e, no fim, o maior beneficiado. Portanto, capacitar o ser humano a conseguir o melhor de si mesmo é o objetivo principal do coaching.

2º Pilar – Metodologias

A metodologia que utilizo é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Coaching, que conta com mais de 10 anos em formação de coaches e diversos reconhecimentos e parcerias reconhecidas mundialmente, incluindo a universidade Harvard (clique aqui para conhecer todos os reconhecimentos e parcerias da SBC). Esse método utiliza o FARM:

  • Foco
  • Ação
  • Resultado
  • Melhoria

3º Pilar – Técnicas

A metodologia é aplicada por intermédio de técnicas e ferramentas, cientificamente validadas, que potencializam os resultados de forma efetiva, profissional e mensurável. O coaching é realizado em sessões ordenadas e com finalidade definida de acordo com a metodologia e necessidade do coachee. Com isso é possível validar o progresso e os resultados alcançados durante as sessões de coaching.

4º Pilar – Competências

O coach, como todos os outros profissionais qualificados, deve desenvolver as competências inerentes ao exercício de sua profissão. Você faria uma cirurgia com um médico que aprendeu medicina na prática? Certamente não! Isso porque não seria possível validar os conhecimentos e a competência do profissional, o que seria um risco para a vida. O coaching, como um processo que influi diretamente em áreas desafiadoras do coachee, também deve ser exercido por profissional com as competências necessárias.

Os profissionais certificados pela Sociedade Brasileira de Coaching seguem, obrigatoriamente, o código de ética da profissão.

Conclusão

Se você chegou até aqui certamente tem interesse em passar por um processo de coaching, ou se especializar como um futuro coach. O que recomendo é sempre procurar profissionais e instituições qualificadas e com bom conceito dentro do mundo de coaching, para garantir os resultados esperados. Peça referências e busque informações detalhadas, afinal, metas tão importantes para sua vida devem ser tratadas com o maior zelo possível.

Você sabe quais são os tipos mais comuns de coaching? Não! Clique aqui e descubra.

Marcos Siqueira

Sólida carreira em TI, 19 anos de experiência atuando como: técnico, analista, consultor, gerente e diretor. Especialista em Governança de TI, Bacharel em Sistemas de Informação, Coach de Carreira, certificado ITIL, certificado em Soluções de Armazenamento, Gestão de Redes, Segurança da Informação, Central de Serviços e Hardware. Experiência em gerenciamento de equipes, projetos e relacionamento com cliente; consultoria, pré-vendas, arquitetura e entrega de soluções. Experiência de 12 anos em processos licitatórios e fornecimento para o governo brasileiro. Instrutor e palestrante.

Leave a Reply

Your email address will not be published.